A PRIMEIRA ARTE | EPISÓDIO 1/3 - Ressonância

Publicado em 14 Abr 2021
Torne-se Membro por R$ 10 mensais e receba a versão completa com cenas inéditas da produção A Primeira Arte e mais conteúdos exclusivos: go.brasilparalelo.com.br/campaign/yt-seja-membro
----
A Primeira Arte é uma produção da Brasil Paralelo sobre a música. Para produzir este documentário, muitos especialistas foram entrevistados, como:
Alvaro Siviero: Pianista, diretor artístico e professor;
Iñigo Pirfano: Maestro, compositor e escritor, autor do livro "Inteligência Musical";
Tomasz Wabnic: Produtor musical, violinista e fundador da Vienna Morphing Orchestra;
Ricardo Peres: Pianista e fundador da Specialtones;
Lord Vinheteiro: Pianista e fundador da Lord Music Academy;
João Nogueira, O Rasta: Músico formado pela Berklee College of Music;
Guilherme Freire: Professor de filosofia, educação e literatura.
Juntos eles abordam aspectos da história da música, dos efeitos da música no cérebro, incluindo os efeitos da música em bebês na barriga da mãe ou em recém nascidos e do envolvimento da música na construção da personalidade humana em geral.
Os efeitos sociais da música na sociedade são matéria de reflexão, bem como o impacto da música na inteligência das pessoas, como aborda o Dr. Nghiem em seu livro “Música, Inteligência e Personalidade - O comportamento do homem em função da manipulação cerebral”.
O desenvolvimento da música na história humana é fruto de estudo, porque da música clássica ao jazz, do blues ao rock n’roll, em todas existe uma história e uma mensagem.
Não deixe de assistir, curtir, comentar e recomendar.
Se tiver interesse, leia mais sobre o tema nos artigos sobre:
História da Música: bit.ly/3slbeQR
Efeitos da música no cérebro: bit.ly/3dkRrg3
Decadência da música brasileira: bit.ly/3uQbNUl
Músicas clássicas que você já ouviu e não sabe o nome: bit.ly/3sppcBq
Músicas clássica brasileira: bit.ly/3g9fZKX
----
Créditos de Arte de Frédéric Chopin: Heidi Karimi

Comentários

  • Torne-se Membro por R$ 10 mensais e receba a versão completa com cenas inéditas da produção A Primeira Arte e mais conteúdos exclusivos: bit.ly/2ZuynEz

    • Coloquem a Opção de ser Membro a 10 reais Mensais sem a Obrigatoriedade de Pagar 12 meses de uma Vez, Pois nem todo Mundo tem 120 Reais Nesta Pandemia. Aí Sim eu Participo

    • o foda desse canal são as referências. Olavo de Carvalho? Meus deus, tinha alguém pior? Por favor, melhorem!

    • caem em descrédito quando usam o termo "música de verdade"

    • Óbvio que vou me tornar membro. Só agora vi o propósito que vocês tem. Quero ajudar a construir uma nova mídia melhor e mais crítica.

    • ...e por falar em boa música: brleast.info/done/PLOZpUNob0l9dMOBbXua8LZQZTrFNR56R3.html

  • Beethoven, Bach, Mozart, Chopin, etc... são a base de toda música tocada pelo ser humano, homo sapiens. Mas, no Brasil, houve a ressurreição dos australopithecus.

  • A música que não respeita certas regras da matemática não é música, é barulho.

  • A música sempre esteve atrelada a apologia Não existiu estilo mas apologista que o rock Criado eventos como Woodstock com ledzeppelin pinkfloyd Beatles etc.. Onde existia barracas pra dar LSD de graça Onde tiveram inúmeros relatos de estupro abuso etc... Sexo drogas crime sempre esteve presente na música ,acontece que maioria aqui e burro suficiente pra acha que só Brasil tem música ruim. No fim e só síndrome de vira lata disfarçada , já que grande maioria aqui odeia cultura no Brasil e consome a mesma cultura alheia do rock metal blues pop de outros países. Quando no fim tão ouvindo as mesmas coisas E que seria do rock ou blues até a música clássica sem drogas? Basicamente nada. Nenhum solo de guitarra se compara ao Hendrix ou Gilmour drogados na história da música. Não tô dizendo que isso é certo Apenas colocado ponto aqui.

  • O problema da massificação é que a própria rebaixa e degrada o nível da música, da cultura, uma vez que para muitos terem acesso, escutar e consumirem uma música por exemplo é necessário baixar o nível da música, elaborar sons mais simples, grosseiros, fáceis de serem audíveis, graváveis por qualquer ouvido, sons e letras simples fáceis de serem repetidas como mantras por milhões e bilhões de pessoas, danças cada vez mais rídiculas e primitivas, que priorizam movimentos de bundas e quadris os quais são de fácil reprodução e qualquer um pode fazer, dando a impressão de inclusão global nessa "nova" cultura, ao passo que as músicas finas e mais elevadas, vão morrendo aos poucos por serem consideradas muito chatas, delicadas, música de "louco" como dizia meus primos quando escutavam as músicas clássicas que eu ouvia no quarto, elitistas, consideradas sons de "maricas" por homens e pessoas machistas e etc... Então temos cada vez mais massificação aliada a degradação cultural. Vejam que a decadência acontece em quase todos os ramos humanos, não somente na música. Literatura não temos mais quase nenhum grande autor produzindo grandes romances e poesias universais, dramas, ficções e etc... Nas próprias universidades não se ve mais grandes cientistas ou filósofos propondo novas teorias, hipóteses, inovações, novas abordagens ou visões. Pintura e artes não vemos mais nenhum grande artista, literalmente depois do início do século XX parece que só restou os museus e a história das artes. Política, ciência e filosofia política ou jurídica então nem se fala. Tudo, absolutamente tudo, até o futebol parece estar em decadência total e irreversível. No futebol temos a ânsia dos clubes por revelarem, venderem craques ao mercado internacional e faturar dinheiro rápido com a venda das "joias" da base. Isso acaba resultando em excesso de jogadores mal formados, mal avaliados e super estimadoa pelos olheiros, mídias e "entendidos" do futebol. Como resultado catastrófico temos um futebol cada vez mais medíocre, super defensivo, truncado, pouco técnico, mais pesado, mais voltado a resultados, dinheiro, faturamento, mídias, retorno de investimentos e etc...

  • Sensacional!! Estão de parabéns!!!

  • Atenção!!! Brasil Paralelo. Site picareta e desonesto. só querem o seu dinheiro. Entrei no tal clube do livro para descobrir que é uma mentira. Não tem livro nenhum nessa propaganda enganosa. Pedi o meu desligamento da picaretagem antes de 7 dias, como manda a regra. O que eles fizeram, espertamente? Deixaram para ler a mensagem depois e recusaram o cancelamento, me obrigando, contra a minha vontade a engolir esse lixo de clube do livro sem livro por um ano. Indo para a justiça contra essa malandragem. Cuidado!!! só querem dinheiro.

  • Vocês são magníficos no que fazem!

  • prefiro ouvi rock, musicas antigas, e musicas clássica.

  • Maravilhoso, mexeu com minha alma!!!

  • O rítmo não é apenas mero apoio ou estrutura da melodia e harmonia, dos quais pode ser independente sem deixar de apoiá-los. É muito mais. Os vários rítmos simultâneos num corpo biológico, por exemplo, cada um como sustentação primária inerente à natureza de cada órgão, podem gerar um novo ritmo, extra, prenúncio de um novo órgão ainda a ser implantado neste corpo, ansiado pela alma que intenta expressar a derradeira conclusão de mais um ciclo evolutivo do espírito. Sim, o rítmo desnorteado pode levar à degradação do corpo. Mas, não seria o rítmo, ainda sem a presença da melodia e harmonia, o guia solitário e seguro do feto à Luz?

  • Efeitos externos: Ruídos e Luzes ... O q ouvimos e o q vemos através dos dispositivos modernos são na verdade manipulações.. Pensamos em liberdade nos dias atuais, mas estamos empurrados para dependência dessa tecnologia... Infelizmente, agora na prática, estamos assistindo na prática o movimento dos peões, inevitavel.

  • O trecho nos minutos iniciais deixam claro, pelo menos ao meu ver, tão prejudicial é o atual jovem incisivo que em grande maioria é responsavel pelo consumo de coisas decadentes, desorientam e influenciam as crianças ainda em sua primeira infancia e tanto quanto prejudicial tbm fazem sofrer os pais e avós, deteriorando e sugando recursos... Em nada justificam suas existencias, a não ser pela contribuicão ao decadente e ao caos moral.

  • eu gosto muito de musica eu depois desse documentario estou me sintindo um noob no assunto

  • FANTÁSTICO !!!

  • Amei, tenho orgulho do precioso conteúdo que é mostrado e ensinado.

  • Meus B.P.M faliram kkkkkkkkkk Meu Deus que edificante que foi esse documentário. É incrível como as coisas são interligadas. Atinge todos os níveis do nosso ser. Sempre tive um amor pela música, com certeza me remete ao nosso Pai..temos que lutar contra esse sistema. Ele não vai acabar, mas só da gente fugir desse lixo, só vai fazer bem para nossa alma. Deus abençoe ^^

  • Vou te contar uma coisa: democracia em vertigem perde feio para os documentarios da BP!

  • Brasil Paralelo é uma das maravilhas do Brasil, e junto com outras mídias alternativas, vão jogar a extrema imprensa na lata do lixo.

  • Segue um resumo do que o candidato encontrará no SFLB: ✅ Receberá treinamento e apoio da equipe do SFLB para se desenvolver como líder. ✅ Poderá gerenciar eventos, escrever artigos e criar seu próprio grupo de estudos. ✅ Se envolverá em projetos práticos em defesa da liberdade. ✅ Entrará para uma comunidade de pessoas com os mesmos propósitos, onde poderão trabalhar e se desenvolver juntos. ✅ Desenvolverá habilidades que serão essenciais para sua carreira; ✅ Fará parte da próxima geração de líderes do Brasil. O Programa de Coordenadores é gratuito e para se inscrever, basta acessar o link: participe.studentsforliberty.org/ Maiores informações podem ser encontradas, também, no nosso Instagram: instagram.com/sflbrasil

  • Parabéns Brasil Paralelo! Mais uma pérola!

  • Brasil paralelo, resgatando a cultura.

  • Estou impressionado e feliz por ter assistido a este magnífico trabalho.

  • Sempre que tenho oportunidade indico o canal Brasil paralelo ! Vamos mudar a nossa cultura e a nossa nação brasileira . 🇧🇷🙏

  • Incrível!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  • Ótimo documentário, de fato é pura realidade, temos que tomar muito cuidado com músicas tóxicas e pecaminoso

  • A música da abertura se chama "Shape of lies" - Eternal Eclipse denada

  • Mano. Brasil Paralelo é top demais. Melhor coisa foi conhece-los.

  • Coloquem a Opção de ser Membro a 10 reais Mensais sem a Obrigatoriedade de Pagar 12 meses de uma Vez, Pois nem todo Mundo tem 120 Reais Nesta Pandemia. Aí Sim eu Participo

    • Amigo você pode fazer isso e cancelar se não tiver gostando da assinatura, isso é para os verdadeiros fãs continuarem pagando, quem gosta realmente do trabalho deles vai continuar a apoiar a Brasil Paralelo

  • Nunca me rendi às músicas comerciais.

  • Eu ,como muitos, procuro palavras pra agradecer a toda equipe e convidados por este documentário impecável. E so encontro uma frase : Deus seja louvado !

  • muito bom o canal não conhecia e uma verdade essas musicas que fazem menções a coisas ilícitas devem acabar

  • Bem que a Globo podia passar isso no lugar da novela. Hora da novela vai ser um documentário da BP. Como a sociedade estaria após um tempo? Comentem!

    • A Globo quer que o Brasil Paralelo seja destruído em todos os campos, Globo e a velha mídia não querem distribuir conhecimento eles querem é destruir o conhecimento.

  • Brasil Paralelo, vocês precisam criar um documentário com a Filósofa e Professora Lúcia Helena Galvão. ESTA MULHER É VITAL PARA O BRASIL.

  • Simplesmente um primoorrrr!!

  • Qual o filme da parte 54:38?

  • Incrível!!!!

  • Que documentário....

  • Excelente como sempre

  • Documentário ímpar, maravilhoso.

  • Minha sorte é ter uma inteligência capaz de apreciar de Lieszt a Ramones. Ao mesmo tempo que isso não me torna superior a quem curte música de massa. Sim, vc pode apreciar absolutamente tudo que quiser, independente do que um velho astrólogo diz.

  • Acho que o conservador médio deveria descobrir que putaria e depravação É MUITO BOM.

  • Que documentário INCRÍVEL, não só esse mas todos os outros que a Brasil Paralelo produz! se eu pudesse eu assinava sem dúvidas

  • Achei que seria um ótimo documentário, mas não achei que seria tão bom. Vocês estão de parabéns. E olha que falo isso pouco.

  • Obrigado, a cinco anos resolvi me dedicar a música e hoje vejo como ela ajudou a melhorar meu raciocínio, a aliviar as tenções, realmente a música de qualidade transforma nossas vidas!

  • Quem me dera entender de música! Quem sabe na próxima vida! Nesta só posso apreciar.

  • MARAVILHA!!!!!

  • Parabéns, aos envolvidos. E obrigada por me proporcionar uma viagem magnífica nesse mundo.

  • Um milhão a salvo

  • A introdução ficou longa..

  • SABE BRASIL PARALELO A MARCA DA BESTA SERÁ UM GRANDE INSTRUMENTO DE COMUNISMO [ O CASO É QUE ESSE CHIP OU MARCA OU TATUAGEM ELETRÔNICA VAI MANDAR UMA ONDA FREQUÊNCIA BEM BAIXA IGUAL A DO CÉREBRO HUMANO MUDANDO TOTALMENTE SEUS PENSAMENTO E TOMANDO SUA ALMA ESTA SERÁ A MANEIRA USADA PRA INTRODUZIR O COMUNISMO SEVERO DO ANTECRISTO.]

  • Belíssima produção! Emocionante!Vocês são incríveis Brasil Paralelo.👏🏽👏🏽👏🏽😊😊❤❤

  • Isso aqui é a latrina do mundo.... VIVEMOS ATOLADOS NA MERDA EM TODOS OS SENTIDOS!!!!!!!!

  • 56:35 Show

  • Duro é saber q muita gente precisou do excelente documentário do Brasil Paralelo para descobrir o óbvio... A musica atual tá deixando todo mundo retardado!

  • Muito Fooooda! Parabéns pela Iniciativa! Orgulho em ser Brasileiro!

  • Fantástico.Documentário de muito valor.

  • SENSACIONAL 👏👏👏👏👏 Gratidão

  • tem lista de musica de vcs no spotify?

  • Sensacional!

  • Apenas não considero o homem um animal, mas sim um homem. Animal é animal e homem é homem. Mas que aula, que aula!!!

  • Ótimo documentário!

  • Sou Violinista há mais de 10 anos mas meu instrumento preferido é o piano.

    • Piano é muito lindo. Sou Violonista.

  • As perguntas são válidas: o que se pode deduzir do gosto musical de uma nação? Em que sentido ele se modificou? Por quê? Daí teria que mapear isso, conversar com especialistas, ir além do aspecto formal. Ter cuidado enorme para classificar uma música como boa ou ruim. É possível será? Mas não é isso que se vê. O documentário, por se alinhar à guerra cultural bolsonarista, parte do fim, conclui de antemão que a música está ruim porque representa os valores da sociedade, que são ruins por causa do marxismo cultural e aquela conversa toda, o velho fantasma do comunismo, daí vai tentar provar utilizando de parâmetro a música erudita, que certamente não é a que seu público ouve. Desconfio que a homogeneização está ligada diretamente ao mercado, daria para perguntar para a parceira do canal, a Jovem Pan, que em sua programação toca muita música erudita, alguém lembra da 7 melhores da Jovem Pan, com Bach, Vivaldi, Mozart?

    • A música pode ser considerada ruim por muitos aspectos,desde do conteúdo que ela tem (pobreza poética), incitação a crimes, drogas, sexo precoce, são valores fúteis que não agrega nada.O aspecto Rítmico, Harmônico e Melódico (na construção da Música), onde predomina mais o ritmo do que a melodia e harmonia, ouvir 2 ou 3 notas soarem repetidamente isso é praticamente "retardar o cérebro". Se no caso a música ter vocais (dar um exemplo: Funk), e ver que o "cantor" precisa de autotune, ou um monte de coisa para consertar a voz (que o torna quase um robõ cantando). Ou seja, é uma Música podre, lixo, e totalmente descarrável. Por si só é pobre na composição, conteúdo ridículo, quanto mais os "cantores" que não sabem cantar, ou criar uma linha melódica. Se é que eles conhece o uso de campo harmônico dentro da Música ao invés de ficar preso em um acorde. Claro, que isso me refiro ao Funk que algo podre. Porém, tem muitos estilos, que embora não chegue a nível do Erudito (aliás, nem exite estilo que consiga bater com Erudito), mas ainda sim preza todos os elementos e respeita a Música, tais como MPB, Rock, Indie, entre outros. São Músicas que não tem complexidade (MPB é o mais complexo entre os demais citados), porém, são simples, bonito e tem poesia interessante e que agrega valores e conhecimento.

  • Espetacular!!! Obrigada por essa produção tão necessária nos tempos atuais!

  • Que maravilha. Fogo na velha mídia!

  • Vocês deveriam estar em redes nacionais!!👏👏

  • Maravilhoso!

  • Na verdade a estratégia está sendo seguida a risca,com doses homeopáticas! Emburrecendo e imbecilizando a população para tomar conta! quando se der conta já é morta Inês!!! ... TRISTE mas é simples assim...

  • 1:05:20

  • triste caso apresentado pela primeira arte e o fato bem antigo que envolve preconceito, racismo, mídia e etc. realmente envolve caso politico e divisão de classe social, própria filosofia ate um cachorro inventa e toda historia tem o contexto claro e obvio que a musica mudou igualmente o processo dela, hoje dia é opcional o que você pode ouvir e fazer não dando ênfase pra violência mais será mesmo que todo mundo nesse país está sendo tratado igual? quem que ta reclamando pro governo? e o marketing? e as fila do sus? para melhorar na educação não deveria investir nela, colégio e entorno geral? carta de mestre.

  • carai, sempre que acaba um video, esse aqui inicia. chatice da porra

  • 22:17 essa melodia me passou algo muito bom por dentro ,alguém tem alguma informação sobre a cantante ou sobre a canção

  • Deus está na MÚSICA, a diabo tem usado desta para nos distanciarmos do Criador.

  • UAU... sem palavras... maravilhoso! emocionante!

  • 8:15

  • Esse documentário deveria virar uma série num canal aberto! Aliás, que abertura linda! Não perde para nenhuma produção estrangeira! Pra quem ama música, esse doc é essencial !

  • Simplesmente fantástico!

  • Me fez redescobrir o meu gosto por música!

  • brleast.info/rock/video/sqHFmraw2Z9ommw

  • Lamentável é ver que que o programa, em nome de oferecer um conteúdo , promove a discriminação. Pode-se educar e valorizar manifestações artísticas sem depreciar outras . Há julgamento de valor com a intensão de eliminar , sobrepujar e desclassificar . Isso é um projeto totalitarista . Há espaço para todos , e tudo . Incentivar um setor não significa sufocar outro . Somos como cultura assolados pelos valores dos colonizadores. É importante que as manifestações do povo e para o povo encontrem espaço para ter voz , isso não elimina em nada o meu acesso ao que tenho prazer e gosto de ouvir. Só ouve quem quer . Não precisamos doutrinar o povo . Ele constrói por si só seu conhecimento .

    • Funk só fala de sexo, drogas, e isso é "manifestação artística"? Agora criticar o que é ruim é ser preconceituoso? Ah que nível chegamos! Discriminação é uma coisa, falar a verdade é outra. Nem todos tem aptidões para criar coisas de alto nível. Música, Pinturas, exigem talentos, estudos. "Minoria" que pixa paredes, criam Música Ridículas como da MC Loma, e não querer ser criticada, é puro pensamento autoritário, é um pensamento onde ignora que Música também é uma Ciência, é um trabalho além de qualquer outro. Quer criar algo bom? estude, faça acontecer. Não crie qualquer merda e queira que ninguém o critique.

  • Excelente vídeo!!!

  • 44:55 Como não derramar lágrimas vendo uma artista maravilhosa presa dentro de um corpo doente?

  • Música Erudita= Arte Divina! Muito feliz de me tornar membro patriota e tentar ajudar esse país perdido!

  • Os filhos da senhora que fazia faxina em casa começaram jogando games violentos e ouvindo pancadão...os dois viraram traficantes!

  • Simplesmente o melhor conteúdo existente no Brasil!

  • Apostar em mais uma esperança ? Tenho 77 anos e as cantigas são as mesmas. Que a música é um instrumento de mudança, isto é verdade.

  • Muito bom!!!

  • Faz sentido a proposta. Agora porque estes quase mil botam negativo? O que justificam eles? Seria o preço ? Parece operadora de telefone q diz q custa 79 reais mas consta mais de duzentos e o "migué" do desconto. Odeio esse tipo de discurso. Subsídio das pessoas q abraçam a participação mas sem essa jogada de marketing. Preço mínimo p o máximo...e cadê o conteúdo gratuito resumido p atingir o povão se é essa a proposta?

    • Pessoas revoltadas que consomem lixos musicais, principalmente Funkeiros, que apela sempre para o "coitadismo" onde taxam conteúdo como ideológico (sendo que o Documentário não teve esse propósito). Esses 1mil são a galerinha que acompanha o "Thiagson". Enfim, merecem ser ignorados.

  • Resultado cultural é herança de Paulo Freire, o lixo na educação.

  • Show amei , vou tentar levar esse conteúdo a minha sobrinha, tenho certeza que se ela assistir a esse conteúdo irá pensar melhor no que ela está ouvindo.

  • Fantástico

  • Que coisa rara e valiosa esse documentário! Arrepiante!

  • Se chegaram a 1 milhão de acessos, ainda há uma ponta de esperança.

  • Que vídeo necessário!!!

  • Incrível!!!!

  • Excelente!

  • Sem palavras para descrever as sensações ao assistir esse primeiro episódio. Parabéns por uma obra prima como esta.

  • Sensacional! O documentário que estava faltando no mundo! “Não sei porquê, mas associo esse lixo sonoro com a esquerda, é a cara deles” #euautorizopresidente

    • Com a absoluta certeza. A esquerda quer emburrecer as pessoas. É mijo, cocô senndo tratadas como "Obras de artes" em Museu. É pessoas "compondo" funk, e lixos como Baile de Favela, pondo Mc Loma. Enfim, é a desconstrução da Sociedade. incluem "eletismo" de quem tem talento ou que estuda afundo para fazer algo belo, e por no mesmo nível pessoas que criam coisas chulas.

  • Conteúdo muito muito Riicooo!